sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Receita Pão de Campanha

Pão rústico originalmente feito com Levain  ou Pâte Fermentée. Sabor único e original. Este pão é feito em duas etapas:

1ª Pâte Fermentée:

- 300g Farinha de trigo
- 6g de Fermento biológico fresco
- 6g Sal refinado
- 55g Água (pode ser mais ou menos, dependendo da absorção da farinha)

Juntar todos os ingredientes secos. Adicionar água e misturar até formar uma massa macia e maleável, não pegajosa.



Colocar num bowl untado com óleo e deixar crescer 1 vez e meia.
Retirar o ar.
Manter refrigerada por até 3 dias. O melhor é usar depois depois de 2 dias.

2ª Pão de Campanha

- 350g Farinha de Trigo
- 43g Farinha de centeio
- 43g Farinha integral
- 12g Fermento biológico fresco
- 50 a 60g de água
- 8g Sal
- 82g Pâte fermentée

Retirar a Pâte Fermentée da geladeira 30 minutos antes. Misturar os secos, os líquidos e adicionar a Pâte Fermentée. Bater a massa por cinco minutos na velocidade baixa e depois mais 5 minutos na velocidade média.



Deixar descansar numa superfície untada por 20 minutos, coberta com plástico.
Dividir a massa ao meio e fazer duas bolas. Deixar fermentar por 1h30.



Colocar numa assadeira untada, fazer os cortes, polvilhar com farinha de trigo.



 Assar em forno a 220ºC por 15 a 20 minutos.



(Eu estou usando o forno Brastemp Gourmand Vapor, assim coloco 4 minutos de vapor no começo. Se você não usa um forno com função vapor. Colocar uma assadeira com água na grelha mais baixa.)



Retira o pão e deixar esfriar sobre uma grelha.

3 comentários:

  1. Jean, vc me liga de noite dizendo que acabou de fazer uma baguete (a primeira em fase experimental)e pede para eu ouvir o som da crocância(bonito hein?) do pão através do celular. Que som...E vc me diz ainda:"agora vou comer com uma manteiguinha...".E nem me convidou.Sacanagem.Só fiquei na vontade rsrsrs.As fotos estão ótimas.Sucesso. Abraços.Ricardo

    ResponderExcluir
  2. Jean adorei o blog, PERFEITO! amo gastronomia tbm, vc poderia tirar uma duvida minha!? esse fogão é bom mesmo!? o forno dele para pão francês fica bom como os de padaria!? desde já muito obrigado, OTIMOOO BLOG adorei

    ResponderExcluir

BlogBlogs.Com.Br